Self storage é opção para quem precisa de espaço em casa ou no escritório

13/07/2017

Self storage é opção para quem precisa de espaço em casa ou no escritório

Conceito de locação de boxes independentes surge como solução para armazenar bens com segurança e custo-benefício.

A demanda por locação de espaço para armazenamento de objetos de valor vem crescendo. Um dos exemplos é o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), que, recentemente, recebeu uma doação de mais de 100 molduras e mobiliários para serem utilizados em suas exposições. Em razão do espaço que ocupam e do valor desses objetivos, a instituição cultural não tem como manter os itens em sua sede. Assim, após pesquisa, identificou uma empresa que aluga boxes em Sorocaba (SP) e pode auxiliar na solução desse desafio

Conhecida como self storage, a modalidade de locação de unidades (boxes) independentes para pessoas ou empresas chegou ao Brasil no início dos anos 90. Hoje em dia, a Associação Brasileira de Self Storage (ASBRASS) estima que existam cerca de 100 galpões que oferecem esse tipo de serviço no país. O tempo de contrato é realizado de acordo com a necessidade do cliente. Segundo a ASBRASS, o conceito foi criado nos Estados Unidos e hoje é uma das principais atividades do mercado imobiliário norte-americano.

O empresário Marcelo Figueiredo, que montou uma unidade de self storage, em 2015, em uma área de 2 mil m² no bairro do Éden, explica que o self storage ainda está em desenvolvimento no país. "A facilidade para locação e o custo-benefício são grandes atrativos. Em Sorocaba, o conceito é ainda mais recente e as pessoas precisam ter conhecimento de que os boxes estão disponíveis, como aconteceu com o MACS, que nos procurou", afirma.

Na opinião de Marcelo, a demanda deverá aumentar nos próximos anos por conta da verticalização do município. Afinal, quem já utilizou o serviço reconhece as vantagens. "Muitas pessoas deixam seus pertences aqui, porque tiveram que se mudar para Sorocaba ou estão reformando suas casas. Além disso, metade dos nossos clientes são empresas, que utilizam os boxes como depósitos para produtos. Muitos estão conosco desde o começo das nossas atividades", conta. Os preços variam de acordo com o tamanho do box e o tempo de locação.

Locação com segurança 

A segurança também deve ser um item decisório para a locação, assim como foi para o MACS. Na empresa de Marcelo, existe uma equipe responsável pelo videomonitoramento das unidades 24 horas por dia, além de um controle rigoroso de entrada e saída de pessoas e bens. 

De acordo com a presidente do museu, Cristina Delanhesi, para o armazenamento do material doado era preciso um local de confiança, visto que a quantidade de peças fará com que a instituição possa trabalhar por dois anos sem a necessidade de comprar novas molduras. "É uma parceria que nos traz tranquilidade. Além disso, nos ajuda bastante, pois é um incentivo que beneficiará o museu e suas atividades mensais. O formato de apoio dado pela empresa, não em espécie, mas em cessão de espaço, é algo que nos auxilia muito e pode servir como exemplo para outras organizações", completa.

Voltar para o Blog